Hélio Oiticica: Propositions

17.07.2014

Uma grande exposição de Hélio Oiticica será apresentada no Irish Museum of Modern Art de 19 de julho a 5 outubro. A mostra inclui uma seleção de obras única, exemplos vitais de sua carreira, iluminando assim sua importância para a história da arte e relevância para a prática contemporânea. Hélio Oiticica: Propositions destaca a sua vontade de se afastar da concepção tradicional da obra de arte, o seu desejo constante de renovação e experimentação.

Oiticica foi um inovador, seu trabalho influenciando muitos dos principais artistas contemporâneos que trabalham hoje. O público será incentivado a participar, explorar e participar da exposição - os visitantes poderão experimentar os Parangolés e desfrutar da diversão de se vestir como uma escultura móvel. 

Um foco particular desta exposição são os roteiros e propostas, um aspecto importante da prática de Oiticica. Os trabalhos serão exibidos ilustram a convicção do artista que a cor e a forma devem se separar da superfície e do tempo, e que a integração do espectador é intrínseca à experiência da arte. Esta exposição é de co-curadoria de César Oiticica Filho, sobrinho do artista.

Tags: heliooiticicaoiticicaimmairlandaartecontemporaneacesaroiticicafilhoexperimentalparangoleproposicoesexposicaoindividualcarreirarestrospectiva.


Hélio Oiticica | Parangolé P4 Capa 1 | 1964

Hélio Oiticica | Parangolé P4 Capa 1 | 1964  (crédito: IMMA/Sergio Zalis)